sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Paranaense Guto Pasko em busca do segundo troféu Cunha de Aço

Na edição de 2012 do Festival de Cinema de Maringá, o paranaense Guto Pasko desbancou a concorrência e recebeu o troféu Cunha de Aço pelo documentário “Iván - De Volta Para o Passado”. Neste ano, o cineasta retorna para defender seu novo longa-metragem, o documentário “A Guerra de Toyo”, um relato comovente de uma sobrevivente dos bastidores periféricos da guerra.

Toyo Kato é japonesa, mas vivia na Manchúria (China) no período da Segunda Guerra Mundial. Ela não sabia o que estava acontecendo ao seu redor, nem do que fugiam. Nunca viu nenhum confronto de perto, mas presenciou a morte trágica do marido, das duas filhas e de muitas outras pessoas. Depois de tentativas frustradas de suicídio, ela encontrou forças para reconstruir a sua vida no Brasil.



Para entrar na mostra competitiva do Festival de Maringá, “A Guerra de Toyo” precisa passar pelo crivo da comissão de seleção. Os filmes participantes, bem como o nome dos homenageados deste ano, serão revelados nas próximas semanas. Fiquem ligados!

2 comentários:

savinho disse...

Um relato de vida muito doloroso e verdadeiro. Ninguém sabe o que essas pessoas passaram, por causa de uma decisão tomada por pessoas que não estão olhando para baixo, só a eles mesmos!
Tenho muita pena e orgulho de todos que sofreram e conseguiram ficar com a cabeça erguida, agindo corretamente como aprenderam com os seus.
Eu tenho orgulho da minha família que foi dizimada nessa época com as duas bombas. Os que sobreviveram, viveram dignamente e deixaram lembranças em nós seus descendentes. Ninguém se preocupou com eles, pelo contrário, nessa ocasião o meu avô tinha uma pequena indústria que foi tomada pelo governo federal, sua conta bancária foi bloqueada, como iria viver ou sobreviver com quatro filhos em idade de estudar? Ele não se abateu, foi para a roça, trabalhou duro, criou todos, formou cada um que pode e morreu pobre, sem conhecer o conforto do modernismo... Após o fim dessa guerra, não foi devolvido nada...
Salve esses poucos (ou muitos) que souberam superar todas as dificuldades e sem ingressar no mundo de irregularidades, viveram e morreram honrando seu país natal, do qual tiveram tanto orgulho!

Guto Pasko disse...

Trailer:
http://gp7cinema.com/produ%C3%A7%C3%B5es/a-guerra-de-toyo/