terça-feira, 2 de julho de 2013

Documentários premiados são inscritos no Festival de Maringá

As inscrições para o Festival de Cinema de Maringá foram encerradas no último domingo (30) com diversos filmes interessantes, vindos de todos os Estados do Brasil e da América Latina. Entre os inscritos, destacam-se dois documentários em longas-metragens que já foram exibidos no circuito comercial e se distinguem por terem faturado prêmios em outros eventos cinematográficos, incluindo no exterior.

É o caso do elogiado “Francisco Brennand”, dirigido pela sobrinha do documentado e filha do ex-senador Heráclito Fortes, Mariana Brennand Fortes. Francisco, seu tio-avô, é um pintor, desenhista, escultor e ceramista de 85 anos que vive isolado em seu ateliê num bairro distante de Recife. O filme conta sua história a partir de seu diário, em que ele reescreve sua vida há mais de 60 anos.

O filme promove uma viagem pelo universo simbólico e psicológico de Francisco, através de uma narrativa que percorre a vida e obra do artista de maneira não cronológica, mas baseada no tempo e espaço subjetivo construído pelo próprio. “Francisco Brennand” foi selecionado para a Mostra Internacional de São Paulo e desbancou vários concorrentes na categoria Melhor Filme concedido pela Abracine (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema).



Após ser selecionado para a 5ª edição do festival com o sensacional “Hércules 56”, em 2008, o cineasta Silvio Da-Rin pode voltar para o Festival de Maringá com o documentário “Paralelo 10”, ambientado na linha de fronteira do Brasil com o Peru. Pelo filme, Da-Rin foi selecionado para vários eventos de cinema: Festival É Tudo Verdade, 25º Festival del Cine Latinoamericano de Trieste (Itália), Mostra de Cinema Brasileiro de Chicago, entre outros.

Nenhum comentário: