quinta-feira, 10 de maio de 2012

Festival de Cinema de Maringá terá filmes de 17 estados

Os organizadores do Festival de Cinema de Maringá, que será realizado entre os dias 4 e 11 de junho, divulgaram nesta quarta-feira (9) a relação com os 69 filmes selecionados para participar da Mostra Competitiva. As obras foram escolhidas entre 456 produções inscritas, entre curtas e longas-metragens nos gêneros ficção, documentário, animação e experimental.

Segundo o coordenador do festival, Pery de Canti, a qualidade dos filmes chamou a atenção. “Temos filmes inscritos que foram premiados em outros importantes festivais no Brasil, bem como em festivais internacionais, e isso aumenta ainda mais a qualidade do nosso festival”, declarou em comunicado encaminhado para a imprensa.

Seis filmes são do Paraná, sendo uma produção maringaense. Trata-se do documentário “Os filhos do Jeca”, dirigido por Fernanda Paz Leite e Tamires Beluzzi Freitas. A obra narra a história dos antigos cinemas de rua de Maringá, traçando um paralelo com a situação dos cinemas instalados em shoppings.

A lista completa dos filmes selecionados para a mostra competitiva pode ser acessada no site do festival de cinema.


Festival homenageia Mazzaropi

Além da mostra competitiva, o evento apresentará uma seleção de filmes do cineasta e ator brasileiro Amácio Mazzaropi. Serão quatro filmes do consagrado artista que entre as décadas de 1950 e 1970 lotava as salas de cinema do país. Também será realizada uma exposição de cartazes com fotos dos “sets” das filmagens das obras produzidas por Mazzaropi.

Se estivesse vivo, o cineasta e ator, que morreu em junho de 1981, completaria 100 anos de vida em 2012. “Esta é uma maneira também de homenagearmos este genial artista, referendando o cinema caipira brasileiro”, ressaltou Canti.


Fonte:http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1252862&tit=Festival-de-Cinema-de-Maringa-tera-filmes-de-17-estados

Nenhum comentário: