sexta-feira, 20 de abril de 2012

Festival de Cinema de Maringá bate recorde de inscrições

A organização do Festival de Cinema de Maringá divulgou nesta quinta-feira (19), os filmes que disputarão a edição deste ano. Foram 456 inscrições – um recorde - entre ficção,documentário, animação e experimental.  Entre eles estão filmes que participarão pela primeira vez de um festival, mas também há aqueles já premiados em outras mostras nacionais e internacionais.

Em 2011 o festival já havia registrado um recorde de participações, com 318 obras audiovisuais, mas este ano o número superior animou os organizadores. Para Pery de Canti e Inez Petri esse recorde é a prova de que o evento se consolidou no país.  "Eestamos caminhando para que o festival de Maringá se consolide na rota dos grandes festivais de cinema do país", diz  Canti.
Realizado desde 2004, o Festival de Cinema de Maringá, que este ano será entre os dias 4 e 11 de junho,  já trouxe nomes expressivos da cultura brasileira. Na edição de 2011 marcaram presença o ator Milton Gonçalves, a atriz Elisa Lucinda e a cineasta Tetê Moraes. Em outros anos o festival homenageou as atrizes Letícia Sabatella, Eva Wilma, Zezé Motta, Italla Nandi e Simone Spoladore, os atores Stepan Nercessian, Ary Fontoura e Chico Diaz e os Cineastas Zelito Viana, CacáDiegues, Iberê Cavalcanti, Walter Carvalho e Julio Bressane. Para este ano a organização informa que o nome do homenageado será divulgado somente no decorrer do mês de maio.
Agora os trabalhos se concentram na seleção dos filmes que vão compor a programação do evento. Fazem parte desta comissão a atriz e técnica em assuntos culturais da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Laura Chaves, a artista plástica e coordenadora do curso de Artes Visuais do Cesumar, Deborah Kemmer, o publicitário e diretor da Melhor Comunicação, Dinor Chagas, o jornalista e cinéfilo Marcelo Bulgarelli, o jornalista Osvaldo Sigles, o jornalista e blogueiro Angelo Rigon, o professor de psicologia da UEM Fábio Lopes; a membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos Cibele Chacon, a pintora e professora de linguagem visual na extensão da UEM Tânia Machado e o ator e bonequeiro Sandro Maranho.

Nenhum comentário: